MAQUIAGEM COM ARTE E CULTURA
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
Ruben Alves OS PÁSSAROS DO BRASIL
FALCÃO
Falcão é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidae, mais estritamente aos animais classificados dentro do gênero Falco.
O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade (em oposição ao voo planado das águias e abutres e ao voo acrobático dos gaviões), facilitado pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos – daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos.
Os falcões podem ser identificados, aliás, pelo fato de não planarem , como outras aves de rapina. O Falcão Peregrino, especializado na caça de aves médias e grandes em voo, pode atingir 389 km/h em voo picado e é o animal mais rápido da terra. Diferentemente das águias e gaviões, que matam suas presas com os pés, os falcões utilizam as garras apenas para apreenderem a presa, matando-a depois com o bico por desconjuntamento das vértebras, para o que possuem um rebordo em forma de dente na mandíbula superior.
Na Idade Média, os falcões eram apreciados como animais de caça acessíveis apenas à elite (reis e nobreza).
ARARAS
A Araracanga ou Arara-piranga é uma ave extremamente colorida e bonita que é encontrada da região do México à Amazônia. Na verdade, esse pássaro é um tipo de arara que tem o seu corpo colorido com as cores azul Royal, vermelho e amarelo. Um daqueles pássaros que você olha e não consegue mais tirar o olho.
Para quem deseja encontrar a Araracanga ou Arara-piranga na Amazônia, a dica é procurar no estado brasileiro do Mato Grosso, sudeste do estado do Pará, Maranhão ou mesmo no país vizinho Bolívia. Essa espécie de arara chega a medir 79 cm de comprimento e a sua plumagem tem cores variadas.
A face da Araracanga ou Arara-piranga é branca e ela também possui outros nomes além desses, como, por exemplo, arara-macau, arara-vermelha-pequena, macau ou arara-vermelha. Um animal bastante curioso que está por aí voando e deixando os céus ainda mais lindos e coloridos.
AZUL
Arara-azul: A arara-azul-grande, originalmente encontrada nas matas brasileiras.Possui plumagem azul com um anel amarelo em torno dos olhos, e fita da mesma cor na base da mandíbula.Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste em sementes, frutas, insetos e até de pequenos vertebrados.Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição.
TUCANO
Tucano-de-bico-preto ou tucano-de-peito-amarelo é o nome popular de uma ave da Ordem Piciformes, família dos Ranfastídeos, gênero Ramphastos.
Ocorre no Brasil, habitando florestas tropicais e na faixa litorânea que vai
do Pará até Santa Catarina.
Mede cerca de 45 cm. e sua maior carcterística é ter o bico totalmente preto, daí seu no-
me popular.
Geralmente vive em bandos de até 10 indivíduos. É um animal muito curioso, sendo facilmente atraído por assobios de traficantes de animais.
PAPAGAIO VERDADEIRO
A
Amazona Aestiva ou papagaio Brasileiro pesa cerca de 400 gramas, e possui aproximados 45 centímetros de comprimento. Sua coloração é verde, o encontro das asas e a base da cauda são vermelhos, e há mais duas tonalidades adicionais: o azul e o amarelo, encontrados, respectivamente, na fronte e na área próxima aos olhos. O bico é negro, característico, e os olhos são alaranjados, com pupila negra. Machos e fêmeas são semelhantes, ou seja: não apresentam dimorfismo sexual.
Sua alimentação é à base de castanhas, sementes, frutas, folhagens e broto. No caso de indivíduos de cativeiro, geralmente a ração é o componente principal referente à sua nutrição. Usa as patas, geralmente a esquerda, para segurar a comida e levá-la à boca.
Um único papagaio-verdadeiro pode viver em torno de 80 anos, acompanhado do seu par. Assim, podemos dizer que são monogâmicos. O casal costuma ficar mais isolado durante o dia, juntando-se ao seu bando ao fim do dia.
Como é receptiva, inteligente e possui exímia capacidade de imitar sons humanos, a procura pela A. aestiva é consideravelmente grande. No entanto, em muitos casos, a ave é adquirida pelo mercado paralelo, fato esse que propicia o manejo insustentável, práticas de maus-tratos a esses animais e, não raramente, exploração de mão de obra humana. Graças a essa atividade ilegal, e à destruição de seu habitat, o papagaio-verdadeiro está em risco de extinção em algumas regiões do país. Em outras, essa espécie tornou-se bastante numerosa, em razão da fuga de indivíduos de cativeiro.
“Quero captar o meu é.
E canto aleluia para o ar assim como faz o pássaro. E meu canto é de ninguém. Mas não há paixão sofrida em dor e amor a que não se siga uma aleluia.”
Clarice Lispector
Ola tudo bem sou uma fa, queria muito saber como fazer esta maquiagem de pássaro pois vou fazer o meu TCC e gostaria muito refazer esta maquiagem pois des do dia que eu vo achei perfeira. Obrigado
Adorei! serviu de inspiraçao para um trabalho!
Obrigada querida