PÁSSAROS BRASILEIROS

                MAQUIAGEM COM ARTE E CULTURA

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Ruben Alves                    OS PÁSSAROS DO BRASIL


FALCÃO

Falcão é o nome genérico dado a várias aves da família Falconidae, mais estritamente aos animais classificados dentro do gênero Falco
O que diferencia os falcões das demais aves de rapina é o fato de terem evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade (em oposição ao voo planado das águias e abutres e ao voo acrobático dos gaviões), facilitado pelas asas pontiagudas e finas, favorecendo a caça em espaços abertos – daí o fato dos falcões não serem aves de ambientes florestais, preferindo montanhas e penhascos, pradarias, estepes e desertos. 

Os falcões podem ser identificados, aliás, pelo fato de não planarem , como outras aves de rapina. O Falcão Peregrino, especializado na caça de aves médias e grandes em voo, pode atingir 389 km/h em voo picado e é o animal mais rápido da terra. Diferentemente das águias e gaviões, que matam suas presas com os pés, os falcões utilizam as garras apenas para apreenderem a presa, matando-a depois com o bico por desconjuntamento das vértebras, para o que possuem um rebordo em forma de dente na mandíbula superior.
Na Idade Média, os falcões eram apreciados como animais de caça acessíveis apenas à elite (reis e nobreza).

ARARAS

A Araracanga ou Arara-piranga é uma ave extremamente colorida e bonita que é encontrada da região do México à Amazônia. Na verdade, esse pássaro é um tipo de arara que tem o seu corpo colorido com as cores azul Royal, vermelho e amarelo. Um daqueles pássaros que você olha e não consegue mais tirar o olho.
Para quem deseja encontrar a Araracanga ou Arara-piranga na Amazônia, a dica é procurar no estado brasileiro do Mato Grosso, sudeste do estado do Pará, Maranhão ou mesmo no país vizinho Bolívia. Essa espécie de arara chega a medir 79 cm de comprimento e a sua plumagem tem cores variadas.
A face da Araracanga ou Arara-piranga é branca e ela também possui outros nomes além desses, como, por exemplo, arara-macau, arara-vermelha-pequena, macau ou arara-vermelha. Um animal bastante curioso que está por aí voando e deixando os céus ainda mais lindos e coloridos.
AZUL

 Arara-azul: A arara-azul-grande, originalmente encontrada nas matas brasileiras.Possui plumagem azul com um anel amarelo em torno dos olhos, e fita da mesma cor na base da mandíbula.Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste em sementes, frutas, insetos e até de pequenos vertebrados.Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição.
TUCANO 

 Tucano-de-bico-preto ou tucano-de-peito-amarelo é o nome popular de uma ave da Ordem Piciformes, família dos Ranfastídeos, gênero Ramphastos.
Ocorre no Brasil, habitando florestas tropicais e na faixa litorânea que vai
do Pará até Santa Catarina. 
Mede cerca de 45 cm. e sua maior carcterística é ter o bico totalmente preto, daí seu no-
me popular. 
Geralmente vive em bandos de até 10 indivíduos. É um animal muito curioso, sendo facilmente atraído por assobios de traficantes de animais.

 PAPAGAIO VERDADEIRO


 A Amazona Aestiva ou papagaio Brasileiro pesa cerca de 400 gramas, e possui aproximados 45 centímetros de comprimento. Sua coloração é verde, o encontro das asas e a base da cauda são vermelhos, e há mais duas tonalidades adicionais: o azul e o amarelo, encontrados, respectivamente, na fronte e na área próxima aos olhos. O bico é negro, característico, e os olhos são alaranjados, com pupila negra. Machos e fêmeas são semelhantes, ou seja: não apresentam dimorfismo sexual.

Sua alimentação é à base de castanhas, sementes, frutas, folhagens e broto. No caso de indivíduos de cativeiro, geralmente a ração é o componente principal referente à sua nutrição. Usa as patas, geralmente a esquerda, para segurar a comida e levá-la à boca.

 Um único papagaio-verdadeiro pode viver em torno de 80 anos, acompanhado do seu par. Assim, podemos dizer que são monogâmicos. O casal costuma ficar mais isolado durante o dia, juntando-se ao seu bando ao fim do dia.
 Como é receptiva, inteligente e possui exímia capacidade de imitar sons humanos, a procura pela A. aestiva é consideravelmente grande. No entanto, em muitos casos, a ave é adquirida pelo mercado paralelo, fato esse que propicia o manejo insustentável, práticas de maus-tratos a esses animais e, não raramente, exploração de mão de obra humana. Graças a essa atividade ilegal, e à destruição de seu habitat, o papagaio-verdadeiro está em risco de extinção em algumas regiões do país. Em outras, essa espécie tornou-se bastante numerosa, em razão da fuga de indivíduos de cativeiro.
“Quero captar o meu é. 
E canto aleluia para o ar assim como faz o pássaro. E meu canto é de ninguém. Mas não há paixão sofrida em dor e amor a que não se siga uma aleluia.”
Clarice Lispector
 


Anúncios

3 pensamentos sobre “PÁSSAROS BRASILEIROS

  1. Ola tudo bem sou uma fa, queria muito saber como fazer esta maquiagem de pássaro pois vou fazer o meu TCC e gostaria muito refazer esta maquiagem pois des do dia que eu vo achei perfeira. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s